A vila de Arcos de Valdevez estará em festa durante uma semana, a partir deste domingo, com as festividades em honra de Nossa Senhora da Lapa.
Corpo do artigo
São as maiores festas daquele município, que vivem de fé e tradição, arrastando milhares de pessoas e também dedicam um dia aos emigrantes, que nesta altura regressam à terra, vindos de vários pontos do Mundo. Pela vila estão espalhadas tendas de 16 artesãos, 23 tascas, restaurantes e bares, 28 roulottes, 23 divertimentos e 60 expositores de roupa e bijuteria.
O programa festivo começa este domingo à noite com um festival de folclore, que contará com a participação de sete grupos folclóricos, incluindo dois oriundos de França [Alegria Portuguesa de Gironde e Casa dos Arcos de Paris]. E também com a atuação a seguir do grupo musical do cantor popular Carlos Rodrigues.
A segunda-feira será dedicada aos cantares ao desafio, com atuações de seis duplas, no anfiteatro do Trasladário, junto ao rio Vez. As desgarradas ao som de concertinas, começam às 22 horas com a dupla Daniel Sousa (Arcos de Valdevez) e Cristiana Sá (Ponte da Barca), e seguem noite fora com Valter São Martinho (Ponte da Barca) e Vanessa Teixeira (Marco de Canavezes), Carlos Ribeiro (Guimarães) e Maria Celeste (Ponte da Barca), Loureiro (Barcelos) e Carlos Soutelo (Barcelos), Natividade Vieira (Póvoa de Lanhoso) e Borguinha (Braga) e Anjinho (Vila Verde) e Liliana Oliveira (Guimarães). Depois há baile com a Orquestra Microsom.
O Dia do Emigrante será comemorado na terça-feira, dia 6, com uma festa que contará com a presença de algumas dezenas de representantes da diáspora. Quarta-feira será o Dia do Mundo, com um festival folclórico com grupos internacionais e Quinta-feira, será o Dia da Música, com o Festival Insua do Vez, baile com o grupo Show Band e um concerto dos The Gift à noite. Da parte da tarde está prevista ainda a realização de um concurso agrícola.
Sexta-feira, dia 9, serão os pontos altos das festas, o cortejo etnográfico e as rusgas populares. Já o sábado 10 é dia de festa do Rio e do Fogo, com uma concentração de grupos de bombos, apresentação da equipa do clube Atlético dos Arcos e, à noite, fogo de artifício e um desfile no rio Vez de barcos alegóricos.
No domingo, 11 de agosto, assinala-se o dia de Nossa Senhora da Lapa, com celebrações religiosas e procissão, da parte da tarde. A festa na vila de Arcos de Valdevez encerrará com um concerto de verão pela Banda da Sociedade Musical local, baile com o conjunto kalhambeque e fogo de artíficio.