A câmara de Arcos de Valdevez apresentou esta terça-feira a programação do município de primavera, que inclui os meses de abril, maio e junho, e contempla música, teatro, desporto e cinema, além de eventos de cariz religioso integrados na Semana Santa.
Corpo do artigo
Em simultâneo, a autarquia divulgou também a sua estratégia e metas a atingir em 2030 no setor do Turismo, cujos últimos números demonstram um crescimento contínuo naquele município na última década, de “mais de 350%”.
Em 2024, o concelho de Arcos de Valdevez, registou, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de 106 mil dormidas, num total de mais de 52 mil hóspedes, com uma estadia média de dois dias. E segundo o autarca local, João Esteves, estes “não refletem a realidade”, uma vez que só contam para a estatística do INE, alojamentos “com mais de dez quartos”. A maioria dos existentes em Arcos de Valdevez, são “mais pequenos”.
“Multiplicamos por cinco as dormidas em relação aos números do INE”, disse João Esteves, afirmando que a aposta futura é afirmar aquele território, inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), como produto turístico com características próprias. “Queremos ser reconhecidos como destino de natureza que tenha eventos culturais e desportivos de referência”, declarou João Esteves, indicando que Arcos de Valdevez quer também “ser a principal porta” do PNPG.
Em termos de eventos para os próximos três meses naquele concelho, destacam-se 14 momentos, entre os quais, alguns já alusivos à quadra pascal, como a atuação de Eduardo Madeira, a 5 de abril, e, no dia seguinte, a tradição dos Bois da Páscoa (desfile na vila de meia centena de animais de raça bovina, 12 carros de bois alegóricos, seis talhos e produtores de gado da região e ranchos folclóricos e rusgas).
A Semana Santa decorrerá de 12 a 20 de abril, e inclui um concerto de Páscoa com Rui Massena no dia 19, além de atividades para a família no Paço de Giela e cinema. No dia 26, Rao Kyao atua na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, e a 30 de abril, o Coletivo Camafeu.
Em maio, realiza-se a Expovez, entre 2 e 4, atuam os D.A.M.A. no dia 2, a atriz brasileira Luana Pavoni, a 17, e Dylan Leblanc, no dia 31. Para 10 e 11, está programado um fim de semana dedicado ao cabrito e para dia 24 de maio, o espetáculo Filhas da Mãe com Jorge Gabriel. A programação de junho, inclui no dia 7, um concerto de Linda Martini, e a 14 o espetáculo “Amigos da Treta”, com José Pedro Gomes e Aldo Lima.
No que toca a atividades na Natureza, a programação de primavera, destaca a abertura da Ecovia do rio lima, no dia 5 de abril, num novo percurso com quatro quilómetros.