Estabelecimento de ensino público surgirá no recinto da atual EB 2,3/S do concelho e vai ensinar dança, teatro e música.
Corpo do artigo
Uma nova escola para o ensino de música, teatro e dança vai nascer no recinto da EB2,3/S de Arcos de Valdevez. O edifício, a construir de raiz ao lado da escola já existente, terá capacidade até 400 alunos e representa um investimento de dois milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. A escola estará aberta a jovens que desejam estudar no ensino articulado, mas também à população adulta.
A obra será lançada amanhã numa sessão presidida pelo ministro da Educação. E, segundo o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, trata-se de um projeto pioneiro impulsionado pelo “aumento da procura pelo ensino artístico” no concelho. “Não temos conhecimento de outra escola nestas condições”, sublinha, explicando como surgiu a ideia. “Há uns anos que a câmara, o agrupamento de escolas e o Conservatório de Música e Dança oferecem ensino articulado. Estava na altura, por razões que se prendem com a especificidade do ensino artístico, nomeadamente na questão de instalações, dos espaços para os instrumentos e das apresentações, de criarmos uma escola dedicada ao ensino artístico”, assinala João Esteves, adiantando que a ideia de construir uma escola de artes ao lado da própria escola pública serve várias finalidades.