A câmara de Arcos de Valdevez anunciou, esta quinta-feira, que está a desenvolver o projeto de construção de uma nova escola vocacionada para o ensino artístico naquele concelho.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado pela autarquia, o estabelecimento a construir de raiz, junto à escola EB2,3/S da sede do município, destina-se a aulas de música, teatro e dança e pretender ir de encontro a uma tendência crescente entre os jovens da região.
“Tendo em consideração o aumento da procura por parte dos alunos pelo ensino artístico, a câmara municipal está a desenvolver um projeto de arquitetura para a construção de um estabelecimento de Ensino Artístico – Musica/Dança/Teatro, a implantar no recinto da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez”, informa o município, adiantando que o edifício com dois pisos terá “áreas de implantação” e “organizar-se-á em torno de um auditório, com capacidade para 100” pessoas.
De acordo com o mesmo comunicado, a futura escola contemplará “espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, como é o caso da dança, dispondo para o efeito, um estúdio e uma sala de trabalho e caracterização, apoiados por vestiários e balneários”, além de “uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões”.
As zonas de ensino ficarão distribuídas por pisos. A música, teatro e dança ficarão situadas no piso inferior, “com 12 salas de estudo e prática de instrumento, três salas de formação musical teórica e duas salas para aulas práticas, orquestra e sala conjunto, camarins e outras salas de apoio”. No piso superior ficará um auditório. “Este investimento da câmara municipal servirá para proporcionar mais e melhores oportunidades aos alunos do concelho”, refere a autarquia de Arcos de Valdevez, liderada por João Esteves (PSD).