Arménio da Assunção Pereira, ex-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, vai dar o nome ao recém-restaurado Parque de Lazer da freguesia de Seroa.
Corpo do artigo
O ex-autarca vai ser homenageado este domingo, com a atribuição do seu nome ao Parque de Lazer da Seroa, freguesia onde reside. “Esta homenagem pretende manifestar gratidão pública pelo trabalho autárquico de Arménio Pereira e garantir que a sua memória fique registada na freguesia”, referiu Rui Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Seroa.
A obra, denominada “O Pai da Capital”, foi desenhada e concebida pelo artista e diretor criativo Mário Dominguez Silva e produzida por uma empresa familiar de Alfena, Valongo. A peça metálica é caracterizada pelo retrato planificado de Arménio da Assunção Pereira que bissecta, de forma contundente, a representação tridimensional do logo símbolo “Capital do Móvel”, de autoria original de Pedro Passos.
Arménio da Assunção Pereira foi Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira pelo Partido Social-Democrata entre 1987 e 2004, altura em que abdica do cargo para o seu vice-presidente, Pedro Pinto. Autarca do ano em 2004, foi Conselheiro de Durão Barroso, e é conhecido como o Pai da Capital do Móvel, por ter sido o seu fundador.
Ao longo do seu percurso político, além da marca Capital do Móvel, Arménio Pereira concretizou durante os seus mandatos vários projetos no concelho, caso do edifício da Câmara Municipal e o monumento ao Móvel na rotunda frente à sua fachada, da autoria do consagrado escultor José Rodrigues, do Museu Municipal do Móvel, da Via do Poder Local, e das atuais piscinas Municipais.
Arménio Pereira terminou o seu percurso profissional, como administrador da Águas do Douro e Paiva, SA.
A cerimónia de homenagem a Arménio da Assunção Pereira começa às 9 horas, com uma homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar. Segue-se às 10h30 uma Missa Solene, durante a qual terá lugar a bênção do parque, assim como a bênção dos capacetes, no âmbito do 40.º aniversário do Agrupamento 765 de S. Mamede de Seroa.
Ao meio-dia haverá uma atuação da Banda Filarmónica do Exército Português e a homenagem termina com um almoço-convívio.