Está em discussão pública até 7 de novembro o projeto de regulamento do sistema de bicicletas elétricas partilhadas a implementar no concelho de Arouca. No arranque do projeto , deverão ser disponibilizadas 20 bicicletas elétricas para utilização pública, instaladas em duas zonas de aparcamento e carregamento, mas com a possibilidade do número de veículos aumentar.
Corpo do artigo
O sistema de "bikesharing" [partilha de bicicletas] Arouca Digital funcionará todos os dias do ano, das 8 às 20, sendo que o tempo máximo consecutivo de utilização da cada bicicleta é de quatro horas.
O regulamento especifica que há uma área definida para usar as bicicletas. "São gerados alertas automáticos para o operador do sistema e para o utilizador quando este estiver fora dos limites de utilização fixados", é sublinhado.
O uso dos veículos pressupõe uma inscrição na plataforma Arouca Digital, estando previstas três modalidades: utilizador regular residente (em Arouca), que pagará uma taxa anual de oito euros; utilizador regular não residente, que pagará 16 euros; e utilizador ocasional, a quem será cobrada uma tarifa de um euro por cada período de 30 minutos, acrescida de uma caução de 150 euros por bicicleta utilizada (através de cartão de crédito ou outro meio de pagamento eletrónico). O utilizador ocasional poderá requisitar até cinco bicicletas em simultâneo.
"Compete ao Município a gestão, manutenção e exploração do sistema, podendo estabelecer parcerias que permitam a partilha ou a transferência parcial ou total destas responsabilidades", refere a proposta de regulamento.