O Arcebispo Metropolita de Braga da Igreja Católica José Cordeiro nomeou o cónego Manuel Joaquim Fernandes da Costa, como vigário geral da Arquidiocese de Braga.
Corpo do artigo
O sacerdote, de 60 anos, foi ordenado em 2007 e começou por ser pároco em Santa Maria Maior e Sé Primaz e de São João do Souto, no Arciprestado de Braga. Em 2011, passou a ser pároco de São Tiago da Cividade, Arciprestado de Braga. Em 2023, foi nomeado primeiro secretário do Conselho Presbiteral de Braga.
De acordo com a Arquidiocese, o prelado nomeou ainda o padre Tiago João Martins Costa, como Diretor Arquidiocesano para a Pastoral das Vocações, com acompanhamento do seminário em família, articulando com o Seminário Maior Conciliar, com a Pastoral dos Jovens e a Pastoral Universitária.
Já o cónego João Paulo Coelho Alves, foi dispensado de Chanceler da Cúria Arquidiocesana e da Unidade Pastoral do Bom Jesus (das funções de vigário paroquial de S. Miguel de Gualtar, S. Mamede d’Este, e das funções de pároco de S. Pedro d’Este e Tenões), mantendo os outros serviços pastorais.
Por sua vez, o cónego Avelino Marques Amorim, foi nomeado Chanceler da Cúria Arquiepiscopal, dispensado de vice-reitor do Santuário do Bom Jesus do Monte, mantendo os outros serviços pastorais.
Para a Unidade pastoral do Bom Jesus (Gualtar, S. Mamede d’Este, S. Pedro d’Este e Tenões), foi escolhido o padre Francisco Fernandes, como vigário paroquial.
As nomeações “têm em conta novas necessidades pastorais e procuram responder às suas exigências”.