Avança nos próximos dias a primeira fase da construção do futuro Parque Urbano de Gandra, em Paredes. O investimento de 1,87 milhões de euros é pago, em grande parte, por fundos europeus.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, assinou na sexta-feira a consignação da empreitada, que representa um investimento de 1,87 milhões euros, em grande parte pago por fundos europeus (1,5 milhões). Segundo a autarquia, a primeira fase avança ainda neste mês de maio. A empreitada será realizada pela empresa de Construção Civil e Obras Públicas - Caridades S.A. e terá um prazo de execução de 480 dias, ou seja, cerca de um ano e quatro meses.
O parque urbano, com mais de 25 mil metros quadrados, ficará junto à Igreja Paroquial de S. Miguel de Gandra e terá "uma grande área infantil que visa promover o bem-estar das crianças em ligação à natureza", refere a autarquia.
Além disso, existirão várias infraestruturas de apoio ao desporto e lazer: campo de petanca, “skatepark”, campo de futebol em relva sintética e campo de basquetebol com dimensões oficiais, estando capacitado para receber eventos desportivos, nomeadamente jogos de basquetebol 3x3. Para apoiar todos estes espaços, complementados por um equipamento de atividade física ao ar livre, será construído um edifício com balneários e instalações sanitárias.
"O projeto do parque contempla ainda uma zona de merendas, percursos de lazer e de atividade física e uma ciclovia. Estão também previstos lugares de estacionamento, assim como parqueamento para motociclos e bicicletas", refere a Câmara.