Arrancam as obras no IP8 até Beja e tiram centenas de camiões de Beringel
A requalificação do segundo troço do IP8/EN121 entre Ferreira do Alentejo e Beja vai avançar e inclui a construção de uma variante em Beringel, que retirará centenas de camiões do centro da localidade.
Corpo do artigo
O trânsito de pesados é um risco para a segurança da população e tem deixado marcas. Na última campanha da azeitona, várias fachadas de habitações foram banhadas por bagaço que transbordou dos veículos. No total, a obra do IP8 inclui dois troços, custando 64 milhões de euros. O prazo de execução da empreitada entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, a sede de concelho, e esta última localidade e Beja é de ano e meio (540 dias).
Porém, as populações dos concelhos de Beja e de Ferreira do Alentejo não esquecem a decisão do Governo PSD/PP, liderado por Pedro Passos Coelho, quando, em setembro de 2011, o então secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, deu conta da suspensão das obras da Subconcessão do Baixo Alentejo (a desejada A26), entre Sines e Beja, por “dificuldade” de financiamento do consórcio a que o Estado seria “completamente alheio”. Um ano depois, foi anunciada a decisão de não rasgar a autoestrada por ser “um equívoco técnico”, justificando que “o tráfego previsto não justificava a criação” da via.