A freguesia de Antas, em Famalicão vai ganhar um novo centro cívico com a revitalização do espaço envolvente à nova igreja da localidade. A obra deverá estar concluída dentro de um ano e a nova igreja deverá estar totalmente pronta na Páscoa.
Corpo do artigo
A empreitada vai fazer a ligação entre a igreja Românica, a nova igreja, o centro escolar e o cemitério e trazer coesão à zona.
Segundo explicou o arquiteto Jorge Maia, haverá uma "dualidade" entre o espaço mais antigo, que terá uma plataforma em granito, e outro mais natural na zona do novo templo de modo que haja a integração das duas épocas.
Apontou que o projeto procura integrar as duas épocas num conjunto através dos materiais, da iluminação e do mobiliário.
A empreitada constitui um investimento da Câmara de Famalicão na ordem dos 555 mil euros e inclui plantação de árvores, colocação de relva, degraus, iluminação, mobiliário urbano, retificação de muros, criação de espaços amplos e acessos pedonais com desenho de pavimentos.
O autarca de Famalicão, Paulo Cunha adiantou que esta intervenção fará com que os vários equipamentos se integrem como um conjunto e o local se transforme num centro cívico.
A nova igreja de Antas, de linhas modernas, deverá estar pronta a receber todas as celebrações na época pascal.