A 40.ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos encerrou com homenagens, distinções e reconhecimento aos artesãos do concelho.
Corpo do artigo
Na habitual gala de encerramento, realizada na noite do passado domingo, Luís Gonzaga Coelho foi distinguido com o “Prémio Carreira”, pela sua vida dedicada ao Figurado.
Num recinto lotado, a Gala de Artesanato 2023 prestou homenagem, a título póstumo, à artesã Maria Inês Ferreira (Bordado de Crivo), que faleceu no ano passado.
Na cerimónia de entrega dos galardões, o presidente da Câmara, Mário Constantino, sublinhou a importância do artesanato barcelense e da criatividade dos seus protagonistas, considerando o artesanato de Barcelos a “expressão máxima, pura e genuína” da identidade e cultura do concelho.
O "Prémio Revelação” foi para Pedro Macedo, na categoria de artesanato contemporâneo, enquanto Daniel Alonso venceu na categoria artesanato tradicional. Cristiana Sá, que trabalha com pasta de papel, foi distinguida com o "Prémio Inovação”, enquanto o galardão para “melhor stand” foi para os Irmãos Baraça.
A 40.ª edição do certame animou o parque da cidade durante dez dias, tendo como pontos altos os concertos de Bárbara Bandeira e de Áurea.