Vinte e quatro obras de outros tantos artistas de Viana do Castelo foram este sábado publicadas no Instagram para assinalar o 25 de abril.
Corpo do artigo
A exposição virtual foi organizada pelo Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) e inclui trabalhos em pintura, escultura e fotografia. A exposição coletiva "Artistas com Abril na Barca d"Artes virtual", está
disponível para visitar na conta de Instagram da Galeria Barca D"Artes.
"O 25 de abril sempre foi comemorado pelo Centro Cultural e não podia deixar de o ser de forma alguma desta vez. Surgiu esta ideia de dar continuidade à exposição mas num contexto on-line", declarou o novo presidente do CCAM, Cipriano Oquiniame, que se estreou nas funções com a iniciativa e estreou também a galeria virtual daquela cooperativa.
"As pessoas tem estado a visitar. Tinha-mos um número restrito de pessoas que frequentavam as galerias e neste caso abrimos a porta a outras que normalmente não tinham acesso e agora podem ver a partir de casa. Está a ser muito bom", acrescentou.
Rui Carvalho participa na exposição com uma fotografia intitulada "AbriLivre", representada por uma lamela de comprimidos, que contém cravos nos invólucros. E com a sua obra questiona: "Vivemos um tempo em que todos percebemos e sentimos que a liberdade não é livre, não está acessível como estávamos habituados. Não a podemos "consumir"! Estará o futuro da liberdade em causa?".
"No próximos tempos a liberdade será "doseada", mas não seremos verdadeiramente livres. Será tal como um medicamento, se não for consumido no devido tempo, perderá o efeito...", refere.
Participam ainda na iniciativa os criadores Cabral Pinto, Fernão Ciano, Cipriano Oquiniame, Lauren Maganete, João Mota, Carmo Vieira, Fernando Lima, Susana Bravo, Danilson Fernandes, Acácio Viegas, Dina Maciel Costa, Mariola Landowska, Ricardo Campos, Rui Carvalho, Miguel Neves Oliveira, Afonso Rocha, Manuel Lima, Ana Camilo, Adiasmachado, Patrícia Matos, Nuno Fonseca, José António da Costa e Silva, Fernando Boas e Paulo Salvador Lopes.