A freguesia de São Salvador de Árvore, em Vila do Conde, foi esta quinta-feira à tarde elevada à categoria de vila. O projeto de lei 275/XVI/1, apresentado pela coligação PSD/CDS-PP, foi aprovado por unanimidade.
Corpo do artigo
Elevadas a vila foram ainda as povoações de Palmeira (Braga), Pombeiro da Beira (Arganil) e Venda do Pinheiro (Mafra). Nas galerias da Assembleia da República o povo aplaudiu de pé.
Em Árvore, tudo começou precisamente há um ano. Fernando Soares e Fernando Vieira, os dois eleitos pelo PSD, levaram a proposta à assembleia de freguesia. O documento foi aprovado por unanimidade pelos 13 deputados do movimento NAU (da ex-presidente da Câmara, Elisa Ferraz), PS e PSD.
Foi criada uma comissão, liderada pelo presidente da junta, Carlos Correia, e, em abril, o dossier foi enviado à câmara e à assembleia municipal. O executivo de Vítor Costa considerou “não estarem cumpridos os requisitos formais”.
Árvore insistiu, mas, em setembro, farto de esperar, o PSD deu entrada no Parlamento do projeto de lei, que dispensou, assim, parecer do executivo municipal.
O PSD lamentou a inércia de Vítor Costa, já o edil socialista lamentou que os social-democratas tenham querido “partidarizar” um assunto “unânime”, que devia ter chegado à Assembleia da República “pela mão dos órgãos locais”.
Árvore tem 5569 habitantes e cumpre todos os requisitos de equipamentos e atividade económica, cultural e associativa. Nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto há 70 vilas. Só São João da Madeira (com apenas uma freguesia que é cidade) e Vila do Conde não tinham, até agora, nenhuma.