Hélder Filipe Costa, eleito recentemente presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), quer ser a “voz forte” que defenda os comerciantes e empresários do concelho. A tomada de posse deve acontecer esta terça-feira.
Corpo do artigo
O novo líder dos comerciantes quer “empreender a mudança” de paradigma no funcionamento da associação, nomeadamente quanto à proximidade com os associados e à auscultação das suas necessidades.
O presidente eleito da ACIF disputou o ato eleitoral com Carlos Correia conseguindo 68,2% dos votos. “Queremos atrair novos clientes ao centro da cidade e potenciar os negócios mais antigos”, aponta.
“Queremos inovar ao nível de novos negócios e daqueles já existentes, atrair novos clientes ao centro da cidade e potenciar os negócios mais antigos”, aponta Hélder Costa.
Apostar na digitalização
Por outro lado, o intuito é apostar na digitalização, com projetos que já estão em andamento, e “impulsionar novas iniciativas” que vão de encontro aos interesses dos associados.
Notando que o período eleitoral foi curto, Hélder Costa conta que conseguiu auscultar algumas preocupações dos comerciantes. As obras do centro da cidade, o congestionamento de trânsito, a preocupação com estacionamento no centro urbano e “a ausência de contacto por parte da ACIF” foram inquietações que os associados lhes transmitiram.
“Um dos motivos que levou a candidatar-me foi sentir que a ACIF está fechada dentro de si própria”, nota, referindo que com a renovação do centro da cidade, a pandemia, e os novos hábitos de consumo, era preciso “voz forte” por parte da associação “o que não aconteceu”. “Quero que os associados sintam que dentro das limitações da ACIF terão uma voz que os defenda”, acrescenta.
Em vésperas da posse, o novo presidente quer assim auscultar os associados, conhecer a estrutura e os funcionários da ACIF, ter em mãos os dossiês e os e só depois reajustar o projeto de ação a concretizar até 2028.