A Associação Comercial do Porto, que assinala neste mês de dezembro 190 anos de história, vai doar 190 mil euros a instituições sociais da região. É o maior donativo da mais antigfa associação empresarial do país, fundada em 1834, que será distribuído por 19 entidades de várias áreas de atividade.
Corpo do artigo
"Como é por todos reconhecido, se não existisse um terceiro setor forte em Portugal e presente um pouco por todo o território nacional, os níveis de pobreza e exclusão no nosso país seriam ainda mais severos do que aqueles que já registamos, o que nos colocaria num cenário de verdadeira emergência social e subdesenvolvimento", assinalou Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP).
"Os 190 mil euros entregues representam o maior donativo da história ao tecido social", reitera a instituição, em comunicado. Teresa Guimarães, presidente da Direção da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, destaca a importância do apoio, deixando elogios. "É profundamente inspirador ver como a ACP celebra a sua história associando-se a uma causa da cidade. Mais do que um apoio financeiro, ele reflete o reconhecimento do valor das pessoas com deficiência e da importância do trabalho que realizamos diariamente", assinalou a responsável.
Luísa Amorim, presidente da Direção da Bagos D"Ouro, também contemplada pela ajuda financeira, destaca o apoio da ACP à instituição nos últimos 12 anos: "no ano em que celebra uma data tão marcante, a Associação Comercial reforça o apoio à missão educativa da Bagos D"Ouro, permitindo a concretização de mais uma edição do nosso projeto Take Action | Realiza-te no Douro".
"É com imensa gratidão que agradecemos o generoso donativo à nossa Instituição, realizado pela Associação Comercial do Porto. Tal gesto solidário é de suma importância para a continuidade dos nossos projetos e para o impacto positivo que procuramos promover na vida de tantas pessoas", observou Ângelo Silva, administrador da Legião da Boa Vontade em Portugal.
O padre Ruben Marques, da Paróquia Senhora da Conceição (Marquês), também destacou a importância do donativo da ACP: "Este apoio possibilita continuar a nossa missão, lutando contra a fome que atinge os nossos concidadãos. Na certeza de que juntos somos mais fortes e de que o Natal será mais feliz para todos, agradecemos a solidariedade da Associação."