Associação Comercial do Porto faz parceria para incentivar negócios com a diáspora e incentivar exportações
A Associação Comercial do Porto e a Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas no Mundo reforçaram laços com a diáspora portuguesa, através da celebração de um protocolo que visa criar novas oportunidades de negócio e incentivar as exportações.
Corpo do artigo
O acordo viabilizará ações comuns entre a Associação Comercial do Porto e outras câmaras de comércio portuguesas sediadas no estrangeiro," numa articulação que irá contribuir para o fortalecimento do tecido empresarial da região, vendo na força exportadora um motor de crescimento da economia do país e do Norte", é referido, em comunicado.
"O acordo abrange ainda, entre outras áreas de atuação, o mapeamento de oportunidades de investimento e de negócio para as comunidades empresariais que englobam as duas instituições; a realização de ações de promoção e de missões empresariais; e o aprofundamento da rede de contactos que facilite a circulação de informações entre as diversas empresas", acrescenta o documento.
"A parceria com a Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas no Mundo representa um passo estratégico no cumprimento da nossa missão: apoiar as empresas da região, promover a internacionalização e reforçar o papel do Porto como motor económico do país. Este protocolo permite-nos estreitar laços com a diáspora, identificar oportunidades concretas de negócio e abrir novas portas à capacidade exportadora das nossas empresas. Estamos comprometidos com uma visão aberta, global e moderna do empreendedorismo português. Esta colaboração reforça essa ambição"afirmou o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho.
"Esta parceria é uma etapa importante no plano de parcerias institucionais da rede com os maiores "players" associativos de Portugal, com vista a criar oportunidades para os nossos associados e empresários, desenvolver partilhas de "know-how" entre as nossas instituições e reforçar dinâmicas que permitam o crescimento da presença empresarial portuguesa nos mercados onde estamos presentes", observou, por sua vez, Carlos Vinhas Pereira, presidente da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas no Mundo. Esta entidade "é a maior rede de negócios mundial de negócios em língua portuguesa, sendo constituída pela maioria das câmaras de comércio portuguesas com presença nos cinco continentes", refere o comunicado.
O protocolo será assinado esta segunda-feira à noite, no âmbito do Jantar Anual de Associados da Associação Comercial do Porto, que contará com a participação de Carlos Tavares como convidado de honra. O engenheiro, gestor e ex-CEO da Stellantis, fará uma reflexão sobre o panorama empresarial português e internacional.