Associação Comercial do Porto faz protocolo para apoiar internacionalização da Ucrânia
A Associação Comercial do Porto formalizou um protocolo de cooperação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, representado pela embaixadora em Portugal, Maryna Mykhailenko, para promoção da plataforma NAZOVNI, um portal eletrónico de diplomacia económica desenvolvido pelo governo ucraniano.
Corpo do artigo
A plataforma NAZOVNI – termo ucraniano para “fora” – foi criada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia com o objetivo de intensificar a internacionalização da economia daquele país, oferecendo às suas empresas um canal direto para exportação de bens e serviços. O portal permite, entre várias funcionalidades, a apresentação das empresas, o contacto com parceiros internacionais e a identificação e divulgação de oportunidades de negócio.
Com sentido bidirecional, a NAZOVNI oferece também às PME e investidores portugueses a possibilidade de se registarem na aplicação como entidades importadoras, definirem os setores de atividade com os quais desejam cooperar e explorarem novas parcerias comerciais.
Na qualidade de parceira deste projeto, a Associação Comercial do Porto irá divulgar oportunidades de negócio inscritas na plataforma eletrónica, especialmente dirigidas às empresas portuguesas. Além disso, atuará como intermediária dos contactos com as entidades diplomáticas oficiais e irá acolher sessões de formação e esclarecimento para acesso ao mercado comercial ucraniano.
Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, sublinha a relevância histórica deste acordo e apela à participação das empresas da região do Porto e Norte no projeto: “Apoiar a Ucrânia neste momento particular é, antes de mais, uma obrigação moral para uma instituição como a nossa, que se rege por valores democráticos e liberais. Por outro lado, é fundamental que os países ocidentais e as suas empresas contribuam ativamente na reconstrução da economia ucraniana, fazendo negócios, explorando as muitas oportunidades que existem e emprestando competências, experiência e conhecimento técnico. É uma responsabilidade, mas é também uma oportunidade económica a considerar. A Associação Comercial do Porto estará disponível para apoiar todos os empresários e investidores da região que quiserem participar neste projeto".