A Associação Luso-ucraniana de Braga enviou, esta terça-feira, um camião com 24 toneladas de ajuda humanitária diversificada (de seringas a medicamentos, sapatos, roupa e alimentos) para a Ucrânia.
Corpo do artigo
O presidente da Associação, Abraão Veloso, disse ao JN que "a operação constitui a última etapa da Campanha AMA a Ucrânia, apoiada pela transportadora bracarense Torrestir, que oferece o transporte até à Polónia".
A iniciativa surge após o envio, em setembro, de uma ambulância e de ajuda humanitária. "Apraz-nos registar uma extensa cadeia de solidariedade que envolve muitas instituições, voluntários e doadores de diversos locais do país como Braga, Aveiro, Ovar, Lisboa, Porto, Coimbra, Viseu, Vila do Conde, e Póvoa de Lanhoso", sublinha, realçando, ainda, o apoio da Associação Portuguesa de Solidariedade Mundo Unido João Paulo II, de Lisboa, da Misericórdia de Braga e da CERCI local.
Abraão Veloso destaca também o apoio da união de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, da Câmara Municipal e da InvestBraga, "fundamental para minorar o sofrimento do povo ucraniano". "Esta cadeia de solidariedade já permitiu enviar ajuda muito diversificada em que se destacam velas de aquecimento, agasalhos, alimentos, computadores, geradores e sete ambulâncias", resumiu.