Associação de Surf da Costa de Caparica conquista quinto lugar em campeonato do mundo
A Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) conquistou o quinto lugar no World Team Surfing Competition, uma competição de surf por equipas que se realizou na Austrália entre 17 e 19 de janeiro. A ASCC foi a primeira equipa europeia a participar neste evento, que juntou 48 equipas de surf de todo o mundo.
Corpo do artigo
A equipa portuguesa contou com Mafalda Lopes, Guilherme Ribeiro, Martim Paulino e Tiago Guerra. Para além do quinto lugar, venceram o prémio referente ao “Melhor Espírito de Equipa do Campeonato”.
José Ricardo Martins, presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, acompanhou online a prestação da equipa. “Às tantas, já não era só a ASCC que estava ali, era Portugal representado e os seus atletas sentiram-no e foram-no sentindo a cada bateria em que iam progredindo até ao sonho da grande final, em que alcançaram, digamos assim, a final A ficando em terceiro nesta final e falhando, por uma nesga, a final principal onde se juntavam os dois primeiros classificados da Final A e Final B”.
Numa saudação que o autarca vai apresentar em Assembleia Municipal, José Ricardo Martins relembra que “cada vez que a ASCC entrava na água, falou-se de onde vinham, da pequena cidade da Costa de Caparica, da paixão crescente dos portugueses pelo surf, do povo português caloroso, de lugares icónicos do nosso país para fazer surf, das experiências individuais dos comentadores enquanto gente do surf no nosso país”.
“Portugal é já uma nação do surf reconhecida pela comunidade internacional e com potencial para crescer desportivamente e economicamente, do qual a Costa de Caparica já faz parte e quer continuar a fazer, consolidando a sua posição, mas para isso tem de haver reconhecimento coletivo e união de esforços, criando condições para a concretização desse objetivo”. O autarca agradece ao Presidente do clube Miguel Gomes “por continuar a acreditar no seu projeto de surf” e relembra “quem, durante muito tempo, foi trave mestra da formação desta Associação, o malogrado Pedro Carvalho”.