A Associação Cuidadores realiza esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto, o seu encontro anual. Uma oportunidade para sensibilizar para o papel de cuidador/a "insuficientemente valorizado" e para a partilha de apoios a quem cuida.
Corpo do artigo
O encontro, que tem o apoio da Câmara do Porto, vai reunir, a partir das 14.30 horas, cuidadores informais e profissionais da área social e da saúde "em torno das temáticas do papel de quem cuida com foco especial para a implementação do estatuto do cuidador informal e outros serviços de apoio", refere a organização.
Será feito um ponto de situação da implementação do estatuto do cuidador informal. "Está a chegar às/aos cuidadoras/es? São todos abrangidos? Resolve as necessidades?" serão questões abordadas numa mesa-redonda com profissionais de diferentes áreas que "aportarão a experiência da implementação do Estatuto do Cuidador Informal, oportunidades de melhoria e uma previsão do que espera a este nível".
Do painel de oradores fazem parte Susana Viana, diretora da Unidade de Intervenção Social, do Instituto Segurança Social, Carla Ferraz, Diretora Executiva, ACeS Porto Ocidental, Álvaro Pereira, Diretor Executivo, ACeS Porto Oriental, Liliana Gonçalves, presidente da Associação Nacional dos cuidadores Informais, Sílvia Cunha, do Departamento Municipal de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida e Juventude, da Câmara Municipal do Porto, e Adelaide Martins, assessora do Conselho de Administração da Ascendi.
As boas-vindas aos participantes serão dadas por Catarina Araújo, vereadora dos pelouros da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desportos da Câmara Municipal do Porto.
Associação Cuidadores
A Cuidadores é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2016, no Porto que surgiu da experiência pessoal dos fundadores com o apoio da parceria estratégica e exclusiva com a TuVida (ex-Carers Trust East Midlands).
Cada cuidadora é acompanhada apela associação de forma personalizada, disponibilizando serviços que visam informação e aconselhamento, apoio emocional psicológico, capacitação e o descanso do cuidador através do seu serviço Pausas Breves, promovendo o aumento de saúde e bem-estar dos cuidadores informais.
Tem uma linha de Apoio Gratuita (800 242 252) e conta com 80 voluntários na cidade do Porto, prestando apoio mensalmente a cerca de 60 cuidadores.
A avaliação de impacto intermédia de 2020 efetuada por entidade externa (Stone Soup Consulting) revelou que 81% do universo de beneficiários inquiridos manifestaram aumento no seu bem-estar e saúde, 82% expressaram um aumento do conhecimento e competências técnicas, 75% apontaram um aumento da sua confiança e resiliência e 31% dos cuidadores optou por não institucionalizar o familiar com dependência devido ao apoio recebido.