Fajozes é agora Cabrões. À porta da junta da pequena freguesia de Vila do Conde, há tendas improvisadas, muito material e dezenas que esperam vez para entrar em cena. Lá dentro, arrumaram-se papéis e secretárias a um canto. O edifício é, agora, um estúdio de cinema e até a presidente é atriz.
Corpo do artigo
A equipa almoça ali ao lado, na Casa dos Póvoas, uma das maiores explorações leiteiras da região. Tudo por causa do “Balas & Bolinhos”. O quarto filme da saga de Tone, Bino, Rato e Culatra está a ser rodado “com e para os fãs”. Genuíno, rural, igual a si próprio. Estreia em agosto.
“É fantástico! É uma experiência única! Até a minha mãe com 72 anos veio. É muito bom ver a alegria das pessoas a participar. Envolveu mesmo a freguesia”, atira, sorrindo, a presidente da Junta, Sílvia Lomba. Entre cortes de trânsito, apoio logístico e figuração no filme, não tem mãos a medir e a casa, essa está “em pantanas”. A produção procurava figurantes. “Choveram” inscrições. “Gente de Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Paredes, Cabeceiras de Basto… eu sei lá”, conta Sílvia, que viu “entupido” o email da junta num par de horas.