Se costuma acelerar na A29 para os lados de Mafamude e Vilar do Paraíso, ou entre Arcozelo, Gulpilhares e Valadares, em Gaia, convém ter atenção. Nestas localidades estão instalados quatro dos 25 novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (Sincro) que começam a funcionar neste sábado.
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Além dos equipamentos em Gaia, a A29 terá outro novo ponto de controlo de velocidade, entre São Paio de Oleiros (Feira), Anta e Guetim (Espinho). Trata-se, aliás, da estrada que terá maior reforço de fiscalização com os novos radares. Em termos territoriais, é em Vila Nova de Gaia que a malha fica mais apertada.
Dos 25 novos radares anunciados e que hoje começam a fiscalizar (há um, na EN124, em Albufeira, cuja informação mais recente dá conta que está “temporariamente indisponível”), nove estão instalados na Área Metropolitana do Porto. Além dos cinco equipamentos na A29, há três em Campanhã, no Porto (dois na A43 e um outro na A20), e um em Oliveira de Azeméis (no IC2).
Os novos radares começam a fiscalizar a 6 de julho, dia em que se assinalam os oito anos da entrada em funcionamento do Sincro, sistema nacional de controlo de velocidade, conforme tinha já sublinhado a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), responsável pela gestão do sistema.
Os novos locais de controlo de velocidade juntam-se aos 98 que já existentes no país, 21 dos quais na Área Metropolitana do Porto.
Os novos equipamentos também vão exigir mais atenção aos automobilistas que passam em Ourique (IC1), Aljustrel (EN261), Sertã (IC8), Coimbra (IP3), Évora (EN18), Montemor-o-Novo (EN114), Cascais (EN6-7), Loures (IC17), Palmela e Alcácer do Sal (IC1), Sesimbra (EN378), Alcochete e Montijo (EN4). As localizações estão disponíveis online e há mais informações importantes na página oficial da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
No conjunto dos novos radares, 14 controlam a velocidade instantânea e 11 a velocidade média. Os primeiros são os tradicionais equipamentos que fiscalizam a velocidade a que passa um automobilista no instante em que passa. Os segundos “fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância”.
Estes novos locais de controlo de velocidade foram anunciados em agosto de 2023, integrando um pacote de 62 novos radares, cujos primeiros 37 começaram a fiscalizar a 1 de setembro desse ano. A rede ficará assim com 123 locais de controlo de velocidade, 23 dos quais com radares que verificam a velocidade média. Completa-se, dessa forma, a ambicionada duplicação do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (Sincro). De acordo com a ANSR, os novos locais “foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a sinistralidade grave e a velocidade” e o objetivo é "salvar vidas".
Conforme noticiou o JN, citando o balanço da ANSR, em oito anos de funcionamento o Sincro regista “uma redução significativa da sinistralidade” nas zonas de radares: menos 36% de acidentes com feridos e menos 74% de vítimas mortais. Os números da mesma entidade indicam que o excesso de velocidade caiu cerca de 90% nos locais vigiados. Embora o número de veículos fiscalizados tenha quase duplicado, de 51,5 milhões para 92,4 milhões, a taxa de infração reduziu para metade, de seis veículos por cada mil fiscalizados, em 2018, para menos de três atualmente.