Uma funcionária da empresa que está a proceder à retirada do acervo da biblioteca pública do Porto, na Rua de D. João IV, foi atingida por uma palete, junto à entrada do edifício, na manhã desta segunda-feira. A vítima, de 43 anos, sofreu um traumatismo cranioencefálico e foi levada para o hospital.
Corpo do artigo
O alerta foi dado pelas 9.20 horas desta segunda-feira. O acidente deu-se quando estavam a ser descarregadas paletes com cartões de um camião para a biblioteca, de onde está a ser retirado o acervo, uma vez que que o edifício se encontra em obras. Uma das paletes deslizou e caiu da empilhadora, atingindo, com a zona dos cartões, a mulher, deixando-a ferida, como relatou, ao JN, o comandante dos Bombeiros Voluntários do Porto, Luís Silva.
As primeiras informações davam conta de que a vítima seria funcionária da biblioteca, mas fonte da Câmara indicou, ao JN, que se trata de uma trabalhadora da Reditus, empresa que está a proceder à retirada e transporte do acervo do edifício da biblioteca, que se encontra encerrada para obras de requalificação.
A mulher, que sofreu um traumatismo cranioencefálico e ferimentos num braço, foi assistida no local pelo INEM e pelos Bombeiros do Porto e transportada para o Hospital de S. João, no Porto, com acompanhamento médico.
Para o acidente foram mobilizadas a viatura médica (VMER) da Delegação Regional do Norte do INEM e uma moto do INEM, além de uma ambulância dos bombeiros. Também a PSP foi acionada.
Decorrem obras de requalificação no edifício da biblioteca, pelo que foi colocado um aviso para os peões não circularem neste lado do passeio, optando antes pelo passeio em frente, junto ao Jardim de S. Lázaro.