Seis centros comerciais de primeira geração, em Braga, estão a definhar por falta de clientes e obras
Corpo do artigo
No final do ano passado, seis centros comerciais de primeira geração de Braga passaram a ter uma identidade única, através da marca "Reencontro". Agora, a Associação Empresarial de Braga (AEB) e a Câmara, com ajuda de uma empresa de comunicação, vão lançar um programa de atividades para voltar a encher estes shoppings-fantasma, erguidos entre os anos 70 e 80 do século passado.
A primeira ação arranca no Dia do Pai, 19 de março, no Centro Comercial Rechicho, onde será montado uma espécie de parque radical em parceria com o Picoto Park. Depois, está previsto um desfile no shopping Avenida, a celebração do Dia do Ambiente no Santa Bárbara, atividades ligadas à saúde no Granjinhos, uma feira de emprego no Santa Cruz e um encontro de diferentes culturas com estudantes Erasmus no GoldCenter.
"A ideia é que todos os espaços tenham uma oportunidade de receber mais pessoas. Quase uma vez por mês, teremos alguma coisa a acontecer nos centros e, a partir daí, esperamos contaminar positivamente os empresários", adiantou esta quinta-feira Sílvia Correia, da Creative Zone, empresa que está a desenhar o programa de ações, que deverão prolongar-se até outubro.
"Não estamos cá para resolver problemas de condomínio, o objetivo é darmos visibilidade e ajudarmos na dinamização económica destes espaços", frisa o vereador da Câmara, Altino Bessa, que hoje juntou-se a Sílvia Correia e ao diretor-geral da AEB, Rui Marques, para uma visita aos seis centros comerciais, onde se viram mais corredores vazios do que clientes.
"Nem uma pessoa anda aqui. Fazem muita falta estas campanhas", defende Andreia Silva, dona de uma loja de antiguidades no centro comercial Avenida. Já Teresa Gomes Dias diz que "a publicidade ajuda, mas não chega". Proprietária de seis lojas naquele shopping, fala da necessidade de "renovação" do espaço". "Sobrevivo porque tenho clientes muito antigos", justifica a septuagenária.
"Eles sentem-se muito abandonados. Queremos mostrar que estamos presentes e empenhados", conclui Rui Marques.