Os ativistas do movimento "Fim ao fóssil" pintaram, na sexta-feira, a bandeira da Palestina nas Escadas Monumentais de Coimbra, colocando também uma faixa com a frase "Fim à ocupação ecocida e genocida".
Corpo do artigo
O movimento explicou, no Telegram, que pretende contestar o facto de o governo israelita ter anunciado "planos de expansão das indústrias de gás e petróleo com investimentos sem precedentes de seis companhias, entre estas a BP".
"Sabemos que há muito que o estado sionista condena a população da Palestina à precariedade e pobreza energética enquanto explora incessantemente os recursos naturais palestinos sem qualquer consideração pelas consequências para a população e regiões ou para as alterações climática", refere.
O "Fim ao fóssil" pede assim à comunidade internacional que "exerça pressão" para um "cessar-fogo imediato" e o fim "de qualquer colaboração com empresas israelitas ligadas à industria do armamento".