A Câmara da Maia vai criar ATL em todas as escolas primárias do concelho, que funcionarão entre as 7.30 horas e as 19 horas. Além disso, a Autarquia decidiu ontem (quinta-feira), em reunião de Executivo, prolongar o horário das pré-primárias das 15 horas até às 19 horas.
Corpo do artigo
O serviço de apoio à família já funciona em todas as escolas pré-primárias da Maia desde 2007. Agora, será alargado às 50 primárias do concelho, abrangendo 5200 alunos. Trata-se de uma espécie de ATL, dentro dos estabelecimentos de ensino, onde as crianças podem ficar e desenvolver várias actividades fora do horário escolar. A medida procura aproximar o horário da escola com o do mundo do trabalho.
Precisamente por isso, o Executivo aprovou ontem (quinta-feira), em reunião, o alargamento das 15 horas para as 19 horas do horário do apoio nas pré-primárias, onde estão inscritas duas mil crianças. E decidiu também estender o serviço a todas as escolas primárias.
Assim, a partir de Setembro, no próximo ano lectivo, os pais que precisem podem passar a deixar os filhos nas escolas a partir das 7.30 horas e depois podem ir buscá-los até às 19 horas.
Segundo o presidente da Câmara da Maia, a medida vai permitir contratar mais 120 professores, 30 animadores e entre 20 a 30 auxiliares. “É um encargo financeiro muito pesado para a Autarquia. Apesar disso e da diminuição de receitas, recusamos cortar nas despesas de índole social”, sublinha, ao JN, Bragança Fernandes.
No entanto, o serviço terá que ser custeado pelas famílias. Os valores mensais a pagar serão calculados segundo o escalão do abono, podendo variar entre os 15 e os 40 euros, no caso das crianças receberem esse tipo de apoio durante todo o dia.
Para Bragança Fernandes, o alargamento do serviço de apoio à família a todas as primárias representa mais uma aposta da Autarquia na Educação. “Por exemplo, todas as salas de aulas têm quadros interactivos. Temos cinco novas escolas em construção. Até 2013, vamos investir no sector da educação cerca de 25 milhões de euros”, destacou, em conclusão.