Homem, de 43 anos, sofreu uma paragem cardiorrespiratória ao quilómetro 33. Foi reanimado no local, mas faleceu no hospital. Morava em Cantanhede.
Corpo do artigo
Um atleta, de 43 anos, que participava este domingo na Maratona da Europa, em Aveiro, sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, confirmou fonte da Câmara de Aveiro, uma das entidades promotoras da prova. A vítima, Marco Alexandre Catarino Gomes, residia em Camarneira, no concelho de Cantanhede.
Segundo apurou o JN, o incidente ocorreu ao quilómetro 33, na zona da Marinha da Troncalhada. Marco Alexandre foi reanimado no local pela equipa do INEM e transportado ainda com vida para o serviço de urgência do Hospital de Aveiro, onde acabou por falecer.
A tragédia ocorreu quando os atletas já regressavam ao centro de Aveiro, a poucos quilómetros da meta, depois de terem ido dar a volta até à Barra, no concelho de Ilhavo.
Segundo fontes contactadas pelo JN, tudo indica que Marco Catarino terá sido vítima de um ataque cardíaco, cujas causas só a autópsia poderá apurar. Nascido na Venezuela, Marco era, ainda segundo as mesmas fontes, uma pessoa saudável.
Mais de 20 mil pessas na maratona
A Maratona da Europa, que pretende ser uma das melhores do Mundo, levou a Aveiro mais de 20 mil pessoas, de 91 nacionalidades.
O vencedor da maratona foi o marroquino Mohamed Chaaboud, com o tempo de 2.09.19 horas. O atleta português mais bem classificado nesta prova foi Carlos Costa, que terminou a prova em quinto lugar.
Organizada pela Global Sport, promovido pela Câmara de Aveiro e Turismo do Centro de Portugal e com o apoio do Município de Ílhavo, a prova dividiu-se em quatro distâncias: a maratona, 42 quilómetros, a meia-maratona, 21 quilómetros, corrida, 10 quilómetros, e a caminhada, cinco quilómetros.