Reformers é um projeto em que os mais jovens partilham talentos com os mais velhos. A ideia dos organizadores da ação é combater o idadismo, a exclusão social e aumentar o movimento cívico. Iniciativa já abrangeu mais de 200 idosos na Área Metropolitana do Porto.
Corpo do artigo
Natação, surf, ballet ou costura fazem parte do leque de atividades orientadas por voluntários que partilham o que sabem com os mais velhos.
Este ano, o projeto abrangeu 200 seniores na Área Metropolitana do Porto, em sete municípios, e também no Fundão. As Juntas de Freguesia são fundamentais a apontar os idosos mais frágeis socialmente - os mais isolados.
No próximo ano, a previsão aponta para 400 participantes e uma subida proporcional no número de mentores voluntários: dos atuais 60 para entre 120 a 150. No Porto, existe a associação Transformers que existe há 12 anos com o trabalho virado para os jovens. Esta iniciativa foi o trampolim que motivou o projeto virado para a terceira idade, este ano, a que se chamou de Reformers e que atua nos concelhos de Valongo, Vila Nova de Gaia, Espinho, Póvoa de Varzim e no Porto.