Autarca de Gaia: "Estão a matar a política e com isso a democracia, o primeiro-ministro que o diga"
A reabilitação dos Paços do Concelho de Gaia foi inaugurada este sábado. O presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, alertou para os "tempos de ódios e de perseguições" que se vivem, na sociedade e na política. "Estão a matar a política e com isso a democracia, o primeiro-ministro que o diga", afiançou.
Corpo do artigo
No ano em que se celebram 100 anos da primeira reunião de Câmara naquele imóvel, o município de Gaia inaugurou a reabilitação integral dos Paços do Concelho, que contou com um investimento na ordem dos 3,2 milhões de euros. A reabilitação, que começou em 2023, respeita a obra original, mantendo os traços do arquiteto que projetou o edíficio, Francisco d'Oliveira Ferreira, que também desenhou o icónico café A Brasileira, no Porto.
"Para Vila Nova de Gaia [a obra] significa um património que fica requalificado para os próximos 100 anos, por coincidência no exato ano em que faz os primeiros 100 anos. O cronograma da obra fez esta coincidência, depois de muitos problemas que fomos tendo, quer no processo concursal, quer durante a obra", afirmou o presidente da Câmara de Gaia, no final da inauguração. Eduardo Vítor Rodrigues acrescentou, ainda, que "para o município, enquanto instituição, significa a preservação da sua identidade num espaço que é belíssimo, mas que tem história e que tem alma".

