
Autarca pretende que o movimento inclua ainda o metrobus
Foto: Gonçalo Delgado / Arquivo
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, incentivou a sociedade a criar um movimento para a abolição das portagens na A19, no IC36 e no troço entre Leiria e a Marinha Grande da A8.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Leiria Gonçalo Lopes desafiou, esta segunda-feira, a sociedade civil a criar um movimento promotor da mobilidade, que se bata pela abolição das portagens na A19, no IC36 e no troço entre Leiria e a Marinha Grande da A8, durante a abertura oficial do Nexxt Leiria, evento de criatividade, tecnologia e inovação, a decorrer até 31 de outubro. O autarca pretende que o movimento inclua ainda o metrobus e a alta velocidade nas suas prioridades.
"Dentro de uma semana, vou convidar um conjunto de líderes de opinião, para lhes apresentar a criação do movimento promotor da mobilidade, que tem de ter uma índole eminentemente civil e abrangente", explicou Gonçalo Lopes ao JN, à margem da sessão. "Estou convencido que o desafio vai ser abraçado pelos leirienses, pois é necessário existir complementaridade à ação política", justificou.
Cansado de "mendigar" aos governos de António Costa e de Luís Montenegro a eliminação das portagens, como presidente da Câmara de Leiria e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, tal como outras autarquias e associações empresariais, Gonçalo Lopes recorda que essa medida já foi tomada no Algarve e nas antigas SCUT. "Temos pedido para que seja atendida a situação de Leiria, por ser uma capital de distrito que não é servida por circulares, porque não houve esse investimento, nos últimos anos."
Resposta do Governo é "zero"
"Leiria tem graves problemas de mobilidade, devido ao crescimento populacional e económico, e como a alta velocidade será uma realidade, dentro de pouco tempo, precisamos de criar infraestruturas de acesso primário", argumenta o autarca. "A resposta do Governo é zero. Já convidei, várias vezes, o ministro das Infraestruturas para vir assinar o contrato para a estação do TGV na Barosa, mas só veio a Leiria para iniciativas partidárias, no âmbito da campanha autárquica, ou de outros momentos."
Gonçalo Lopes adianta que Leiria está a preparar ainda o projeto para a criação do metrobus, nos próximos anos. "Defendemos que Leiria não fique prejudicada, como tem sido até hoje, no que diz respeito às soluções de mobilidade. Esperamos que haja o mesmo empenho, como houve em Coimbra e em Braga", afirmou. "Em especial em Coimbra, onde, nos últimos meses, se assistiu a uma romaria do Governo para andar no metrobus."
