
Alexandre Almeida, presidente da Câmara de Paredes
Foto: Ivo Pereira
O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, assumiu a liderança da Comissão Executiva da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, que integra ainda os municípios de Gondomar e de Valongo.
Na cerimónia de instalação dos novos órgãos daquela entidada, Alexandre Almeida sublinhou que no mandato 2025/2026 irá "dar continuidade ao trabalho implementado, nomeadamente, no âmbito dos programas LIFE Serras do Porto e do projeto Serras do Porto Natura 2030".
O LIFE Serras do Porto é financiado pela União Europeia, decorre até 2027 e abrange 423 hectares de floresta do Parque das Serras do Porto, onde são controladas as espécies invasoras e plantadas cerca de 170 mil árvores e arbustos autóctones. O programa permitiu ainda instalar um apiário pedagógico e requalificar as margens do rio Ferreira e do rio Sousa, é referido, em comunicado.
O projeto Serras do Porto Natura 2030 será executado em 2027. Integrado no Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030), conta com um investimento total de 1,76 milhões euros, dos quais 1,5 milhões de euros são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
"As ações do projeto incidem sobre a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, área que abrange perto de 6000 hectares dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, integrando a Rede Nacional de Áreas Protegidas e incluindo a Zona Especial de Conservação Valongo, da Rede Natura 2000", explica a associação, cujo conselho executivo integra, também, os presidentes das câmaras de Gondomar, Luís Filipe Araújo, e de Valongo, Paulo Esteves Ferreira.
A presidência da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto é rotativa e o mandato é de um ano.

