O presidente da Câmara de Valongo voltou a pedir o encerramento das escolas e o adiamento de missas, após a confirmação do segundo caso de contágio no concelho.
Corpo do artigo
O segundo caso de contágio é a de um homem residente na freguesia de São Martinho de Recesinhos, em Penafiel, e que dá aulas no concelho de Valongo, sabe o JN. O homem é também presidente de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, em Penafiel. Teve resultado positivo de coronavírus e está internado no Hospital São João, no Porto. Ao JN, a autarquia de Penafiel confirmou a existência deste caso, acrescentando que está a seguir "atentamente" a situação.
11921966
Por seu lado, José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo, solicitou às autoridades de saúde pública que decretem o encerramento imediato de todos os estabelecimentos de ensino do concelho (públicos e privados), considerando o apelo das direções das escolas, dado que o Município não tem essa competência. O autarca pediu ainda aos párocos de todas as freguesias do concelho para cancelarem ou adiarem as missas, por forma a proteger a população da pandemia.
O primeiro caso de Covid-19 no concelho é o da mãe de uma aluna do Agrupamento de Escolas de Valongo, que nos últimos dias sempre acompanhou a filha, que desenvolve atividades desportivas com ligação a outras escolas. É funcionária numa empresa de tratamento de superfícies e de sistemas de caixilharias, em Sobrado. Contactada pelo JN, a empresa não forneceu informações, desconhecendo-se se se mantém em laboração. O segundo caso é o de um professor do Agrupamento de Escolas de Campo, informou a Câmara em comunicado enviado às redações.
11918378
A Câmara de Valongo refere que, "face à urgente necessidade de conter a propagação do vírus e tendo em conta as características do território do Município, designadamente a sua alta densidade populacional", apela-se "a uma decisão rápida das autoridades competentes". O autarca pede também à população para "manter a serenidade, encarar como muito sério este risco e seguir todas as orientações das autoridades de saúde".
No início da semana, foi decretado o encerramento de todos os equipamentos desportivos e culturais de Valongo (piscinas, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus e auditórios), bem como o adiamento ou cancelamento dos eventos programados para as próximas semanas.