O presidente da Câmara de Mondim de Basto considerou que é um "contrassenso e um absurdo" o Governo querer instalar dois espaços do cidadão na mesma rua da vila, um no município e outro nos CTT.
Corpo do artigo
O socialista Humberto Cerqueira disse à agência Lusa que a autarquia aprovou, em reunião de câmara, a instalação de um espaço do cidadão na câmara.
Só que, segundo frisou, esta semana foi surpreendido com a notícia de que também os CTT - Correios de Portugal da vila vão acolher aquele serviço.
"A pergunta que eu faço é se faz sentido este serviço ser prestado por duas entidades na mesma rua, a cem metros de distância", frisou.
O autarca fala numa "duplicação do serviço". "O mesmo Estado instala dois espaços, um nos CTT que é pago, e instala outro no município em que não paga nada à câmara", sublinhou.
Humberto Cerqueira referiu ainda que o Governo "transferiu os serviços públicos para uma empresa privada e passa por cima da câmara, que se disponibilizou para prestar o mesmo serviço de forma gratuita".
"Este Governo tem um preconceito relativamente aos serviços públicos. Diz que encerra serviços públicos para poupar e depois dá dinheiro a empresas privadas para prestarem esse serviço público. É um contrassenso e um absurdo", frisou.
O presidente deste concelho do distrito de Vila Real disse que já solicitou explicações à Secretaria de Estado da Modernização Administrativa e que está a ponderar se o município vai manter a intenção de acolher o espaço do cidadão.
O Governo abriu esta semana mais 103 espaços do cidadão na rede de lojas dos CTT - Correios de Portugal, que acrescem aos 24 implementados em 2013 para complementar a oferta de atendimento aos serviços da Administração Pública.
O distrito de Vila Real recebeu quatro destes espaços.
Os espaços do cidadão visam aproveitar a oferta de serviços públicos 'online' da Administração Pública para, através de parcerias com autarquias ou lojas dos CTT, prestar um atendimento digital assistido a pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias.
Nestes locais, é possível, com uma única senha e ajuda de um funcionário, tratar de assuntos como requisição de certidões, pedido do cartão europeu de seguro de doença, renovação da carta de condução ou mudança de residência no Cartão o Cidadão.