Corpo do artigo
O presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado, concorre pela terceira vez à liderança da autarquia pelo PS. Após quatro anos como vereador da oposição, Paulo Queimado candidatou-se como cabeça de lista e conseguiu afastar os comunistas do poder. Quatro anos depois, ganhou com maioria absoluta. Licenciado e mestre em Conservação e Restauro, foi empresário na área e coordenador técnico e formador do CEARTE - Centro de Formação Profissional do Artesanato.
Vereadora eleita pela CDU há quatro anos, Gisela Matias, 54 anos, auxiliar de ação médica na Unidade de Cuidados Continuados da Chamusca, volta a ser a escolha da coligação entre o Partido Comunista Português e o Partido Ecológico Os Verdes.
Já o Chega escolheu um candidato sem experiência política, mas conhecido localmente. Antigo comandante da GNR, durante vários anos, Agostinho Carvalho vai a votos pela primeira vez.
Desconhece-se se a coligação "Chamusca é o meu partido", que resulta da coligação entre PPD/PSD, o CDS-PP e o MPT, volta a candidatar-se, ou se os partidos irão avançar sozinhos.
Há quatro anos, o PS foi o partido vencedor nas autárquicas, com 54,1% dos votos, pelo que elegeu três elementos. A CDU teve 24,1% dos votos e ficou com um lugar na vereação, tal como a coligação do PPD/PSD, CDS-PP e MPT, que conquistou 16,9% dos eleitores.