<p>José Manuel Carpinteira, 50 anos de idade feitos em Abril, acaba de cumprir 20 anos como presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira. Eleito em 17 de Dezembro de 1989, foi na altura o mais jovem autarca do país.</p>
Corpo do artigo
Dissidente do PSD, José Manuel Carpinteira chegou ao poder como que por acaso. Na altura foi impelido a candidatar-se pelo PS no lugar do seu companheiro de partido Manuel Marinho que por ser funcionário camarário se viu impedido de ser cabeça de lista. O objectivo era derrubar o então autarca social-democrata Germano Cantinho e eleger Marinho. O eleitorado deu-lhe 51,9 por cento dos votos e três mandatos, e Carpinteira acabou mesmo por assumir o cargo para nele permanecer até hoje, sempre reeleito com mais de 50 por centos dos votos. Na actualidade é um dos presidentes de câmara socialistas mais influentes do distrito de Viana do Castelo, como reconhece a sua própria oposição.
"São 20 anos de mandato e da sua renovação sucessiva, e, portanto, é reconhecido que o seu carisma se impôs aos cerveirenses e não há dúvida que o Partido Socialista (PS) ganhou ali um marco histórico importante, que ele, beneficiando disso, também se soube impor pela sua personalidade e trato de diálogo afável com as pessoas. Isso foi um mais valia que os socialistas ganharam", declarou a Jornal de Notícias, Roleira Marinho, um dos seus mais antigos opositores, ex-Governador Civil de Viana do Castelo (198971995) e quase sempre deputado do PSD na Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira ao longo dos cinco mandatos cumpridos por Carpinteira. Sobre o percurso do autarca do PS, Marinho comenta ainda: "Reconheço o seu passear ao longo dos anos. Fez um mandato tranquilo e sem sobressaltos, que se saldou por um activo benéfico para o concelho". Quanto à obra feita, o deputado municipal classifica de "obra do regime" a recuperação da marginal junto do rio Minho, que incluiu a construção do Aquamuseu e do Parque do Castelinho.
"É a mais emblemática porque é uma mais valia e tem trazido muitos visitantes a Cerveira, sobretudo espanhóis e gente e todo o Norte do país." Fernando Matias, amigo pessoal de José Manuel Carpinteira e seu companheiro de partido de há muitos anos, afirma, por seu turno, que o autarca "é tudo" para Vila Nova de Cerveira e recorda a última noite eleitoral quando este "foi levado em ombros" pela população, após mais uma vitória retumbante. Matias, antigo presidente da junta de Lovelhe, freguesia situada às portas a vila, refere ainda que "depois de (Carpinteira) ter sido eleito pela primeira vez o distrito (de Viana do Castelo) começou a ser tomado pelo PS". "Com a sua vitória o partido foi-se estendendo ao resto do distrito e hoje é o que se sabe, a maioria das câmaras são socialistas. Ele teve um papel importante nisso", conclui.