Os presidentes das câmaras de Gaia e do Porto vão reunir-se na próxima quinta-feira, no Porto, para tomarem uma decisão quanto à nova ponte sobre o rio Douro, havendo duas hipóteses em análise: uma ponte com dois tabuleiros, para servir o TGV e os automóveis, ou uma travessia apenas com um tabuleiro para servir só o trânsito rodoviário.
Corpo do artigo
O anúncio do dia e do local da reunião foi feito, esta segunda-feira, à tarde, por Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da reunião de Câmara de Gaia.
A ponte com dois tabuleiros será custeada pelo Estado e está incluída no Plano Ferroviário Nacional, enquanto que a travessia apenas com um tabuleiro será paga pelas duas autarquias, estando o custo avaliado em cerca de 38,5 milhões de euros.
"É um trabalho que temos vindo fazer", referiu Eduardo Vítor Rodrigues. "Dado que foi publicado o Plano Ferroviário Nacional, agora avançamos nós", explicou o autarca de Gaia, acerca do encontro com Rui Moreira.
Mesmo que a decisão passe por abdicar da ponte só com um tabuleiro, significando esta opção a aceitação da proposta do Governo, que inclui o TGV, os autarcas fazem questão que a nova travessia, localizada entre as pontes de São João e do Freixo, seja denominada D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao antigo bispo do Porto.