O Município de Valongo celebrou, esta sexta-feira, os 183 anos de elevação a concelho. Num dia preenchido com várias atividades, destaque para a Sessão Solene de entrega de medalhas municipais de Honra, de Mérito Cultural e de Valor Desportivo a individualidades e associações locais.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Valongo decidiu agraciar personalidades e associações que através das respetivas atividades deram um contributo para prestigiar a região, uma iniciativa que mereceu o voto unânime de todos os partidos em Assembleia Municipal. E não poderia ter sido escolhido melhor ocasião para prestar homenagem às gentes da terra do que o dia de aniversário da elevação de Valongo a concelho.
Numa cerimónia presidida por José Manuel Ribeiro, presidente da autarquia, e que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, mais de uma dezena de cidadãos foram distinguiram com medalhas de Honra, de Mérito Cultural e de Valor Desportivo.
Os antigos presidentes da autarquia Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo, Brigadeiro Aires Fernandes Martins (a título Póstumo) e João Moreira Dias (a título póstumo) foram condecorados com a medalha de Honra pelo contributo da para a formação e desenvolvimento do concelho, tendo-lhes sido também atribuído o título de "Cidadãos de Valongo". A mesma distinção, a título póstumo, foi entregue ao sargento Gil Fernando Paiva Benido, falecido no Mali em 2017, vítima de um atentado terrorista quando servia o país em missão de Treino da União Europeia.
A Medalha de Mérito Cultural distinguiu várias artesãos - António Ascensão Tavares Carneiro, Aurélio dos Santos Ferreira, Joaquim dos Santos Penela, Waldemar dos Santos Penela, Adérito Ferreira Moura e Maria Augusta Glória Moura - que ajudara a manter viva uma das marcas do concelho valonguense: o brinquedo tradicional.
Mas não foram só personalidades a receberem esta condecoração. A Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de São João de Sobrado, através do presidente César Marques Ferreira, foi distinguida pelo trabalho desenvolvido na promoção das "Bugiadas e Mouriscadas", uma festa popular secular de grande valor etnográfico e cultural e única no país. A Banda Musical de São Martinho de Campo, que este ano comemora 90 anos, também foi agraciada com a medalha de Mérito pelo fomento da cultura e da arte, sendo uma referência nacional, destacando-se, ainda, o primeiro lugar obtido no concurso internacional de Bandas Filarmónicas e Orquestras de Sopro DIFFWINDS em 2018.
O desporto também não ficou de fora da homenagem prestada pela autarquia, com o Clube Desportivo de Sobrado, representado por Nuno Bessa, presidente da Comissão Administrativa, a ser condecorado com a Medalha de Valor Desportivo, pelos 50 anos de história a formar, educar e criar milhares de jovens do concelho e de fora dele.
Medalhas de Honra:
Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo (ex-presidente da C. M. Valongo)
Brigadeiro Aires Fernandes Martins (ex-presidente da C. M. Valongo), a título póstumo
João Moreira Dias (ex-presidente da C. M. Valongo), a título póstumo
Sargento Gil Fernando Paiva Benido (militar do Exército Português, a título póstumo)
Medalhas de Mérito Cultural:
António Ascensão Tavares Carneiro
Aurélio dos Santos Ferreira
Joaquim dos Santos Penela
Waldemar dos Santos Penela
Adérito Ferreira Moura
Maria Augusta Glória Moura
Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado
Banda Musical de São Martinho do Campo
Medalha de Valor Desportivo:
Clube Desportivo de Sobrado