A câmara de Torres Vedras inaugura, esta quinta-feira, o Ecoparque da Serra da Archeira, um espaço verde de cinco hectares onde vão ser plantadas árvores por equipas do campeonato mundial de enduro, para compensar as emissões poluentes para a atmosfera.
Corpo do artigo
O Ecoparque da Serra da Archeira, inserido em plena área protegida, ocupa uma extensão de cinco hectares, convertidos em zona verde de lazer e de manutenção física, revelou a câmara municipal.
No local, existiam já um moinho, uma antiga escola do primeiro ciclo e um depósito de água.
Após limpezas, remoção de entulhos e movimentação de terras, o espaço foi requalificado, num investimento orçado em 95 mil euros.
A área foi transformada em parque de merendas, onde se pode desfrutar da paisagem envolvente, circuito pedonal, a partir dos caminhos aí já existentes, e zona de hortas e pomares para quem quiser dedicar-se ao cultivo agrícola nos seus tempos livres.
Durante a inauguração, vão ser plantadas árvores pelas equipas que participam em Torres Vedras, no próximo fim-de-semana, na etapa nacional do campeonato mundial de enduro, como forma de compensar as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, que vão ser produzidas durante a realização do evento.