A autarquia de Esposende reforçou em 60 mil euros o apoio à corporação de bombeiros da cidade. Este valor visa apoiar diversas necessidades da corporação, nomeadamente com a aquisição de proteção individual, fardamentos e outros equipamentos essenciais para o exercício da atividade.
Corpo do artigo
Além disso, a verba pretende apoiar as recentes intervenções de requalificação realizadas no quartel e reforçar o investimento contínuo na formação dos operacionais.
Guilherme Emílio lembrou que “os Bombeiros Voluntários de Esposende desempenham um papel crucial na proteção e segurança" da comunidade. “A melhoria das condições de trabalho, a aquisição de equipamentos e o reforço da formação contínua são essenciais para garantir que os nossos bombeiros e bombeiras possam continuar a desempenhar a sua missão com segurança e a excelência que caracteriza esta corporação”, destacou o autarca.
Guilherme Emílio referiu, ainda, a importância deste investimento: “Tendo em conta todo o trabalho de socorro e salvamento desenvolvido pelos operacionais, afigura-se de extrema importância dotar as corporações de melhores condições para a sua operacionalidade, nomeadamente, mais equipamentos e mais formação, com vista a melhorar a qualidade e a segurança dos operacionais”.
Além do subsídio anual de 20 mil euros a cada uma das corporações, a Câmara Municipal assume os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e de embarcações, apoiando também a aquisição de viaturas e equipamentos.
Tem ainda estabelecido protocolos de cooperação, respetivamente para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos, com a correspondente comparticipação financeira.