A partir de dia 1 de maio, vai ser possível utilizar os títulos Andante na Linha do Vouga entre as estações de Espinho (Vouga) e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis). Para os autarcas da região, trata-se de concretizar uma reivindicação justa.
Corpo do artigo
A linha do Vouga passa a ser integrada no sistema intermodal Andante, facilitando o acesso aos transportes públicos e, neste caso, ao “Vouguinha”, dos munícipes dos concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Espinho.
Para o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, “esta é mais uma importante conquista dos municípios da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM), que lutaram pela sua concretização”. O autarca acrescenta que se trata de “uma excelente notícia para os utentes dos transportes metropolitanos do Porto, que passam a poder usar o título Andante também na Linha do Vale do Vouga”.
Também o presidente da Câmara da Feira, Amadeu Albergaria, refere que “há mais de uma década que as autarquias que integram a AMTSM e respetivas populações reivindicavam a integração do Andante na Linha do Vouga”. A sua concretização, diz, “só pode ser bem acolhida e aplaudida por todos, sobretudo pelo que representa para os utilizadores que dependem diariamente da rede de transportes coletivos da AMP, mas também por questões fundamentais como a equidade, a coesão territorial e a sustentabilidade ambiental que advêm desta medida”.
“Todas as medidas que contribuam para promover o acesso aos transportes públicos são positivas, pelo que representam em termos de melhoria da mobilidade e de redução de emissões com efeito estufa”, afirma, por seu lado, Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira. Adianta que, “este é, assim, um passo nesse sentido, já que vem facilitar o recurso aos transportes públicos por parte das populações do sul da AMP”.
No percurso da Linha do Vouga em causa passam a ser válidas as viagens ocasionais Andante e os passes Andante Metropolitano e Andante 3Z/Municipal, que podem ser adquiridos nas bilheteiras CP com venda Andante, nas máquinas de venda automática ou nos agentes Payshop. Ou seja, nas estações CP inseridas na linha do Vouga não haverá máquinas de venda automática nem validadores, pelo que a validação de títulos de transporte Andante, para quem entra nestas estações, é feita a bordo pelos revisores.
Pormenores
Quatro municípios com ligação ao Porto
A Linha do Vouga atravessa os municípios de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Espinho. A estação de Espinho-Vouga fica a aproximadamente 500 metros da estação de Espinho da Linha do Norte, servida pelos urbanos da CP com ligações ao Porto e a Aveiro, bem como aos comboios de longo curso.
Viagem mais barata
Com o Andante metropolitano, os utentes vão pagar 40 euros de passe único, em vez dos 60 euros que até aqui pagavam. Ou seja, os utilizadores do “Vouguinha” tinham tratamento desigual na utilização de transportes públicos na AMP.