O ex-presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, comunicou esta quinta-feira que, por motivos de saúde, retira a sua candidatura à Câmara de Amarante e apoiará "com agrado" a recandidatura do atual chefe do executivo.
Corpo do artigo
"Sei que a nova fase da campanha seria muito aguerrida, cheia de entusiasmo e de emoções. Embora me sinta melhor [do] que há uns anos, percebo que não possuo a energia suficiente para liderar a campanha de uma candidatura à câmara", lê-se no documento enviado à agência Lusa.
Avelino Ferreira Torres presidiu à Câmara de Marco de Canaveses durante vários mandatos, deixando aquela autarquia em 2005 para se candidatar, como independente, ao vizinho município de Amarante, sua terra-natal.
O autarca perdeu aquelas eleições para o socialista Armindo Abreu, mas ainda chegou a exercer o mandato de vereador da oposição, acabando por abandoná-lo alguns meses depois.
Em setembro de 2016, anunciou que seria candidato independente à Câmara de Amarante, como independente, corrida da qual se retira agora.
No anúncio desta decisão, Avelino Ferreira Torres assinala, por outro lado, ter "ideias similares" à do atual autarca social-democrata, José Luís Gaspar, "para o desenvolvimento acelerado em vários domínios de Amarante.
Refere ainda ter notado, nos últimos meses, "que a população reconhece o esforço feito pela câmara nestes quase quatro anos, para elevar Amarante a um novo patamar de progresso e de modernidade" e que os munícipes veem em José Luís Gaspar "um presidente próximo das pessoas".
Torres acrescenta que no atual contexto pré-eleitoral em Amarante, que aponta para uma disputa pela vitória entre a coligação PSD/CDS e o PS, não poderia apoiar os socialistas, cujos protagonistas, frisou, são responsáveis pelo "marasmo" e "gestão ruinosa" que tomou conta de Amarante durante 24 anos, até 2013".