Com uma doação de cinco euros, poderá conhecer o Porto num autocarro panorâmico vermelho, enquanto ajuda a Associação Acreditar. O projeto solidário "Bus Mágico" fará trajetos solidários entre os dias 21 e 5 de janeiro.
Corpo do artigo
No primeiro dia, apenas está disponível a viagem às 16.30 horas. No dias seguintes, é possível subir a bordos às 15.30 e às 16.30 horas.
A iniciativa é organizada pela empresa turística City Sightseeing, com o apoio da Acreditar, da Foco Criativo, a Diferença (arte gráfica) e Portugal Agenda. O trajeto tem a duração de cerca de uma hora, mas com uma diferença: é direcionada, especificamente, aos residentes da Invicta e o bilhete de cinco euros, mais acessível do que os restantes, é revertido na totalidade para a Associação Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro).
Venda a bordo
Renata Borges descreve a viagem como uma forma "mais acessível de dar a oportunidade às pessoas do Porto de verem a cidade de outra forma e de terem uma perspetiva completamente diferente". O objetivo final é angariar fundos para a associação.
Além disso, "vamos oferecer a todos os passageiros um bilhete gratuito para a exposição Dalí Cybernetics, que decorrerá na Alfandega do Porto". A venda dos bilhetes para estas viagens "é feita apenas no autocarro, comprada ao motorista, no momento da entrada".
Vítor Martins, colaborador do departamento de comunicação da Foco Criativo (empresa responsável pelo design natalício deste veículo), conta-nos que aceitaram o desafio da City Sightseeing, porque todos têm "uma responsabilidade social". Nesta época, "gostava de fazer um apelo, para que a "malta" do Porto adira a esta causa" e "não assuma que estes (autocarros) são exclusivamente para os turistas".
O parecer da associação Acreditar é dado por Ana Monteiro (gestora da região Norte da associação) e Maria do Carmo (da direção). A City Sightseeing procurou-os e "vinha com o projeto muito bem delineado". Como tal, "acolhemos a ideia desde o início", pois "é uma iniciativa fundamental e a divulgação da nossa causa é muito importante". Há várias formas de apoiar a Acreditar, que incluem "voluntariado, donativos financeiros, donativos materiais, bolsas de estudo, associados", entre outras. Quanto ao trabalho que desenvolvem nodia a dia, acima de tudo é um "apoio à comunidade" e um "acompanhamento desde o início, durante o tempo que for necessário, quer às crianças (ou jovens), quer às suas famílias".
Início na Cordoaria
A viagem teve início em frente ao Palácio da Justiça, no Jardim da Cordoaria, passando por locais emblemáticos como a Torre dos Clérigos, Sé Catedral, Alfândega do Porto, Ponte do Infante (com vista para o rio Douro e as suas pontes, como a ponte D. Luís), Praça da Batalha, Rua de Passos Manuel (com vista da Rua de Santa Catarina), Praça de D. João I, Avenida dos Aliados, Hospital de Santo António, entre outros, terminando no ponto de partida.
Para quem quiser experimentar uma viagem idêntica, mas não seja morador no Porto, "terá de comprar um bilhete normal, pois este é apenas para residentes no Porto". Contudo, "têm acesso a muitas outras coisas" e "têm dois percursos, que são a linha vermelha (Porto-Gaia) e a linha azul (Gaia)". Além destes percursos, têm "ainda dois walking tours, um night tour e uma visita às caves do Vinho do Porto".