A Câmara de Coimbra aprovou hoje uma proposta que vai permitir que todos os utilizadores dos transportes urbanos municipais possam usar os serviços da Ecovia, pequenos autocarros que asseguram a ligação entre os parques de estacionamento e o centro da cidade, universidade e hospitais.
Corpo do artigo
Até agora o sistema de Ecovia só podia ser utilizado por quem usasse os estacionamentos localizados no Parque Verde do Mondego (Linha Verde, que faz a ligação até ao Polo I da Universidade) e da Casa do Sal (Linha Vermelha, até os Hospitais da Universidade).
No atual sistema, disponível aos dias úteis entre as 7 e as 20 horas, os utentes pagam o estacionamento e o transporte com o mesmo bilhete. A proposta aprovada prevê que a Ecovia seja acessível a qualquer título de transporte em vigor dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Na proposta hoje votada assinalava-se que os SMTUC "verificaram um aumento de interesse e de pressão na utilização do serviço Ecovia", por parte de utilizadores que não reuniam condições para o seu uso.
No debate, esta tarde, a vereadora do PS, Regina Duarte, notou que "não parece" que o alargamento da Ecovia se justifique com o aumento da procura, "mas pela redução da oferta".
O presidente da Câmara, José Manuel Silva, respondeu que o objetivo é servir os munícipes com os recursos existentes. A medida, acrescentou, visa "a melhor gestão possível dos bens públicos dos SMTUC".
O autarca ainda gracejou dizendo que o executivo quer que a Ecovia, "conhecida como a "Ecovazia, se transforme em Ecocheia".