Três novos hotéis de cinco estrelas vão abrir portas no concelho de Portimão até 2010, para dar resposta à procura de camas de luxo gerada pelo Autódromo Internacional do Algarve.
Corpo do artigo
O primeiro a inaugurar será, no final do ano, o Radisson Portimão, uma estreia da cadeia internacional na região e que está a ser construído precisamente junto ao circuito algarvio. O resort inclui 192 quartos e 160 apartamentos turísticos, adaptados ao novo nicho de mercado criado pelo novo autódromo.
"O resort pretende servir de apoio ao circuito e ao parque tecnológico que vai começar a ser construído, razão pela qual vai estar adaptado à realização de apresentações de automóveis, nomeadamente o contacto visual entre as áreas de conferências e reuniões e uma área de exposição", explicou Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar.
Actualmente, segundo o responsável do circuito, "regista-se uma grande necessidade de hotéis de cinco estrelas", o alojamento preferencial para equipas de automobilismo e motociclismo, ou mesmo para adeptos de desportos motorizados.
"Qualquer prova ocupa, no mínimo, mil quartos durante uma semana com pilotos e equipas e pedem sempre cinco estrelas", observou ainda, fazendo notar que só no caso da A1GP - Taça das Nações de Automobilismo, que se disputa no Algarve até domingo, "são esperados entre 45 a 50 mil espectadores".
Atentos a esta realidade e "à política de promoção de eventos desportivos em Portimão", os empresários hoteleiros já fizeram a investida, refere, por seu lado, o autarca Manuel da Luz. Depois de quatro décadas sem que tenham aberto quaisquer hotéis de luxo no concelho, "têm chegado à Câmara várias propostas de instalação de novos hotéis de cinco estrelas".
O Grupo Carlos Saraiva tem já em construção uma unidade com mais de uma centena de unidades de alojamento, no Morgado de Arge, e prepara o arranque de outra, igualmente de luxo, com cerca de 250 quartos. Está previsto que ambas estejam a funcionar em 2010.
Este ano arranca também a construção do resort de luxo que o Grupo HN pretende abrir em Alvor em 2012. Vai chamar-se "Quinta da Praia" e inclui um hotel com 175 quartos e 197 moradias e "townhouses", explorados por uma cadeia internacional.
A "alavanca de investimento que é o autódromo" – como descreve o presidente da Câmara de Portimão – trouxe ainda até à autarquia intenções de investimento em hotelaria tradicional junto à costa, numa propriedade agrícola e até no centro da cidade.
Em João de Arens, está a ser negociada a instalação de 822 camas hoteleiras de cinco estrelas, bem no topo das falésias, enquanto a Edifícios Atlântico pretende recandidatar a projecto de potencial interesse nacional (PIN) o resort do Morgado de Arge, que inclui um hotel de cinco estrelas com quase 300 quartos num conjunto com quase seis mil camas turísticas.
Uma empresa local prepara, por seu lado, uma proposta de plano de pormenor para o centro de Portimão, onde pretende erguer um "city resort", composto por um hotel de cinco estrelas com cerca de 200 quartos e 350 apartamentos residenciais.
De acordo com Manuel da Luz, nenhum destes projectos tem condições para estar pronto antes de 2013, mas até lá deverão abrir dois novos hotéis de quatro estrelas. É o caso do novo Hotel da Rocha, que trás mais 158 quartos à Praia da Rocha, e do "Alvor Baía", um design hotel com 400 unidades de alojamento.