A chuva deverá regressar à Madeira durante a madrugada de amanhã. Todavia, antecipa-se que o grosso da precipitação caia no mar e que a ilha apenas seja alvo de chuva fraca ou moderada.
Corpo do artigo
"Está prevista uma depressão consistente a noroeste da Madeira, à qual estão associados principalmente ventos fortes", afirmou ao JN uma fonte do Instituto de Meteorologia (IM). De acordo com os modelos do IM, espera-se "chuva fraca ou moderada sobre a ilha da Madeira, principalmente na madrugada de sexta-feira e precipitação forte, sobre o mar, a norte da ilha, durante o mesmo período".
"Não há motivo para temer a precipitação. Há motivo para ter preocupação com o vento e com as ondas fortes", explicou a mesma fonte. Como os modelos não são 100% certos e têm de estar sempre em actualização, o IM garantiu ao JN que irá estar "numa situação de vigilância para detectar eventuais alterações".
Isto porque, com os terrenos ainda empapados em água e a decorrerem várias obras de recuperação, qualquer precipitação é "gravosa", considerou.
Face às previsões meteorológicas, a Câmara do Funchal veio ontem anunciar que a Protecção Civil tem as "capacidades operacionais" necessárias para fazer face à anunciada chuva. O autarca funchalense, Miguel Albuquerque, salientou, ainda, que esta "não é uma chuva que tenha qualquer semelhança com o que se passou de sexta para sábado".