Autoridades terminam buscas após naufrágio com quatro mortos em Santa Cruz
As autoridades deram por terminadas as buscas na praia da Formosa, em Santa Cruz, Torres Vedras, onde, esta sexta-feira de manhã, se registou o naufrágio de um veleiro, com quatro vítimas mortais, dois homens e duas mulheres, ao que tudo indica de nacionalidade estrangeira.
Corpo do artigo
O porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante José Sousa Luís, adiantou ao "Jornal de Notícias" que os meios de socorro foram desmobilizados após a confirmação de que na embarcação seguiam apenas os quatro tripulantes, cujas mortes foram confirmadas no local pelo INEM.
Segundo a mesma fonte, o veleiro saiu do porto de Peniche por volta das 7.30 horas desta sexta-feira. Apesar do alerta para a forte agitação marítima para a região de Lisboa, esta barra marítima, localizada no distrito de Leiria, está sem qualquer condicionalismo, “por se considerar que entrada e a saída de embarcações pode ser feita em condições de segurança”, esclarece o porta-voz da Marinha Portuguesa.
Entretanto, “tal como acontece com todos os sinistros marítimos”, irá ser aberto um inquérito para apurar as causas do naufrágio da embarcação, que, segundo imagens recolhidas, estaria a navegar “perto” da costa. “Não é muito normal, mas não sabemos os motivos pelos quais isso aconteceu”, adianta o comandante José Sousa Luís.
O alerta foi dado pelas 11.08 horas, pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, que comunicou o naufrágio de um veleiro a cerca de mil metros da praia Formosa. À chegada ao local, os meios de socorro detetaram a presença de destroços da embarcação e quatro náufragos, “todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória”. As vítimas ainda foram sujeitas a manobras de reanimação, mas sem sucesso.
Inicialmente, ainda chegou a ser avançada a possibilidade de haver mais pessoas a bordo, pelo que foram desencadeadas buscas em terra, mar e água, envolvendo uma aeronave da Força Aérea, meios da Polícia Marítima de Peniche, incluindo a estação salva-vidas, e elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.