Intervenção de 1,5 milhões de euros vai dar continuidade ao trabalho feito ao longo do curso do Este. Descargas são dor de cabeça.
Corpo do artigo
A Câmara de Braga e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vão avançar, no próximo ano, com uma nova fase da reabilitação e renaturalização do rio Este, num investimento de mais de 1,5 milhões de euros, que será dividido por etapas e deverá estar terminado até ao fim de 2025. A primeira parte, a concluir até meados de 2024, incide sobre a chamada zona da lagoa da Rodovia e dará continuidade ao que foi feito nas imediações do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). A ideia é depois expandir até à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.
Ao JN, fonte oficial da APA explicou que, neste primeiro momento, a obra decorrerá entre a Avenida Mestre José Veiga e a zona da comporta existente no parque da Rodovia. “A intervenção tem como objetivo a reabilitação da margem, no sentido da eliminação, redução ou controlo do risco e da salvaguarda de pessoas e bens, de caráter estrutural e impacte sistémico”, indicou.