Avançam rastreios à silicose e tuberculose na indústria da pedra de Penafiel e do Marco
A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa vai avançar com um programa de rastreios à silicose e tuberculose na indústria da pedra de Penafiel e do Marco de Canaveses. Estes operários são mais suscetíveis a essas doenças e os dois concelhos registam uma incidência quatro vezes superior à média nacional de tuberculose.
Corpo do artigo
O programa + Saúde visa a prevenção e o rastreio daquelas enfermidades graves entre os trabalhadores da indústria da pedra e vai contar com financiamento dos Rotary Club de Penafiel e do Marco de Canaveses. O protocolo de cooperação, que envolve, também, diversos organismos dos setores laboral e associativo foi celebrado, esta semana, no Hospital Padre Américo, em Penafiel. O acordo reforça o compromisso para a eliminação da silicose e da tuberculose na região através do programa +Saúde.
A tuberculose continua a ser um desafio de Saúde Pública em Portugal, com os concelhos de Penafiel e do Marco de Canaveses a registarem uma incidência quatro vezes superior à média nacional. A extração e a transformação do granito expõem os trabalhadores à sílica, levando ao desenvolvimento da silicose, uma doença irreversível e altamente incapacitante, que aumenta significativamente o risco de tuberculose.