No Hospital Padre Américo, em Penafiel, 20% dos doentes de Medicina e Reabilitação sofreram um Acidente Vascular Cerebral. Este sábado, a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa se associe-se à Portugal AVC para um encontro que junta profissionais de saúde, sobreviventes e familiares, na Casa da Cultura de Paredes.
Corpo do artigo
Sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um episódio que muda completamente a vida. As mazelas físicas que a doença deixa são quase sempre muitas e a estas somam-se as psicológicas, não só enfrentadas pela capacidade de resiliência dos doentes, mas também pelo trabalho desenvolvido pelas equipas médicas e pelo empenho das famílias, essencial na recuperação.
Pela importância de debater o assunto, de partilhar experiências e conhecimento, a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa associa-se à Portugal AVC para um encontro que junta profissionais de saúde, sobreviventes e familiares, que decorre hoje na Casa da Cultura de Paredes.
Nesta unidade hospitalar, o Serviço de Medicina e Reabilitação, acompanha mais de 9000 doentes por ano – entre internados e doentes externos em tratamento – e destes, cerca de 20% são acompanhados devido a um episódio de AVC.