
Aveiro recebeu mais de 450 mil turistas no ano passado
Foto: Arquivo
Valor diário a ser cobrado aos visitantes que pernoitem deverão começar antes do início do próximo verão.
A Câmara de Aveiro vai avançar com a taxa turística em meados do próximo ano. Esta quinta-feira, em reunião do executivo, a autarquia deu início ao procedimento para a elaboração do regulamento. O processo burocrático deve estar concluído, segundo apurou o JN, no final de abril, devendo a taxa começar a ser cobrada até ao início do próximo verão aos turistas que pernoitem no concelho. O valor diário da taxa ainda não está definido.
A taxa turística, refere o município, "pretende garantir uma gestão mais equilibrada e sustentável do crescente fluxo de visitantes que a cidade tem recebido nos últimos anos", refere a Câmara em comunicado, lembrando que no ano passado, o concelho registou 453431 dormidas, um novo máximo histórico.
Este crescimento turístico, diz a Câmara, "traduz-se em benefícios para a economia local, mas acarreta igualmente encargos adicionais relacionados com a limpeza e manutenção do espaço público, mobilidade, segurança, informação aos visitantes, programação cultural e gestão das zonas mais pressionadas". Actualmente, "estes custos continuam a ser apoiados maioritariamente pelos recursos municipais e, consequentemente, pelos residentes", defendendo o novo executivo liderado por Luís Souto, que deve haver uma "repartição mais equilibrada dos encargos públicos associados à actividade"
O futuro regulamento garantirá à autarquia que "as receitas provenientes deste imposto revertem para ações de preservação, qualificação e sustentabilidade do território".

